sábado, 9 de abril de 2011

Minha primeira batera como escolher?

Quantas marcas de bateria existem?
Quando os fabricantes começaram a terceirizar (vamos falar assim) a fabricação das bateras para as empresas da China/Taiwan, o pessoal foi descobrindo que bastava ter uma “marca”, falar com os xing-lings, e importar.. ..é claro que vc precisa confeccionar e colocar uma plaquinha de latão nos tambores e pintar a pele do bumbo com a “marca”.
Na verdade tudo hoje é assim né… ..tudo se copia, nos eletrônicos então nem se fala. Ex. notebooks, vc compara algumas marcas e não encontra diferença nenhuma:  a carcaça, os componetes internos, teclado, tela são IDÊNTICOS com excessão da “marca”.
Voltando a batera que é o objetivo do blog: as grandes empresas como DW, Tama, Pearl desenvolve “a batera” e vem uma galerinha  com “as marcas” e copiam os desenhos das ferragens, as pinturas laqueadas, medidas dos tambores e etc…. …. cada um coloca sua plaquinha e peles personalizadas com a “marca” e “despejam” no mercado inúmeras marcas de bateras…… ……….. mas isso é ruim?? Talvez não.. .. assim aumenta a concorrência e forçam os grandes febricantes com grandes  lucros a reduzirem os preços beneficiando nós consumidores ;)
Andei vendo algumas marcas de bateria e constatei que é difícil e fácil escolher uma batera. Pô!! Como assim????
Se você for escolher pela marca ,vc pode comprar uma batera mais cara devido a “marca” (considerando a mesma categoria) sem contar se ela for “custom” por algum grande batera ex.
No Guitar Center a ddrum Defiant 7-piece Shell Pack custa US$500,00.. ..agora a ddrum Vinnie Paul 6-piece Signature Dragon Drum Shell custa US$8.000,00. Nesse caso a diferença está entre modelos da mesma marca, porém podemos considerar que para os modelos top, os grandes fabricantes selecionam melhor a materia-prima, realizam um controle de qualidade melhor, o batera endoser (geralmente experiêntes, famosos e fodas!) ajudam a desenvolver o produto que dão características especiais ao produto e etc…………….. ..isso é comprar pela marca!
Se vc escolher uma marca menos conhecida, vc pode comprar uma boa batera com um preço menor, mas vc não ver ter o status de ter uma batera conhecida… .mas será que isso importa??
O que importa é:
  • Analise a ferragem, recomendo que você escolha baterias com ferragens duplas e reforçadas ou compre-as separadas - escolha gibraltar de preferência;
  • Compre sistema de tons suspensos (tb com os famosos die cast) isso evita  ruidos indesejáveis geralmente percebidos em gravaçoes e furos nos tons perdendo o timbre.
  • Particularmente prefiro bateras com medidas menores, com tons de 10 e 12 e etc… ..as baterias Prime vem com essa medida padrão.
  • Preferenciamente bumbo sem o furo do suporte dos tons, use gaiola ou clamps nas estantes de pratos.
Claro que tudo depende do que vc vai fazer… …se for para uso profissional, as dicas são certeiras, caso não, comece gastando menos com baterias mais simples e de marcas menos conhecidas para investir tb em estudos.

Fui!!!

Retirado do blog do Batera
http://www.blogdobatera.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário